SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18O zero (0) não tão neutro na Educação Decolonial Planetária ComplexaFundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; BRACKEN, Seán; NAKANO, Natália  e  DART, Gareth. Lesson study como prática pedagógica no ensino superior a partir de uma perspectiva inclusiva: estratégias e recursos indicados por docentes. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21306.  Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21306.029.

O Lesson Study como estratégia para práticas pedagógicas inclusivas tem sido utilizado em alguns países como forma de trabalho colaborativo, envolvendo professores e alunos; e fomenta discussões durante a implementação das práticas de ensino. Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma investigação utilizando o Lesson Study realizado no Brasil, simultaneamente com a Universidade de Worcester. A análise indicou os recursos e estratégias sugeridos pelos docentes durante a realização de um ciclo da abordagem do Lesson Study. O estudo concluiu que a oportunidade de pesquisar em contexto universitário aumentou a compreensão da educação inclusiva entre os agentes envolvidos.

Palavras-chave : Ensino superior; Treinamento de professor; Inclusão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )