SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Lesson study as a pedagogical practice in higher education from an inclusive perspective: strategies and resources indicated by professorsE-Learning Education and teacher training in Santa Catarina (1998-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha  and  MACHADO, Érico Ribas. Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21337.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21337.011.

O texto que se apresenta é fruto de análises que reverberam e aprofundam os estudos sobre as ideias de Paul Natorp na Pedagogia Social como concepção filosófica baseada em Platão e Pestalozzi. É uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. De modo oportuno, expende as ideias de Paulo Freire, promove a apropriação das práticas da educação social em integração com a perspectiva de Natorp sobre a educação que se constroi e se efetiva nos contextos da educação que se desenvolve na comunidade. Daí que a educação pertence aos sujeitos que convivem e se alteram para uma sociedade mais justa, com alteridade e equidade social.

Keywords : Natorp; Pedagogia Social; Educação comunitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )