SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Lesson study como práctica pedagógica en la educación superior desde una perspectiva inclusiva: estrategias y recursos indicados por los profesoresEducación a Distancia y formación docente en Santa Catarina (1998-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha  y  MACHADO, Érico Ribas. Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21337.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21337.011.

O texto que se apresenta é fruto de análises que reverberam e aprofundam os estudos sobre as ideias de Paul Natorp na Pedagogia Social como concepção filosófica baseada em Platão e Pestalozzi. É uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. De modo oportuno, expende as ideias de Paulo Freire, promove a apropriação das práticas da educação social em integração com a perspectiva de Natorp sobre a educação que se constroi e se efetiva nos contextos da educação que se desenvolve na comunidade. Daí que a educação pertence aos sujeitos que convivem e se alteram para uma sociedade mais justa, com alteridade e equidade social.

Palabras clave : Natorp; Pedagogia Social; Educação comunitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )