SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Fundamentos filosóficos en la Pedagogía Social de Paul Natorp y enfoques de la educación comunitariaConsed en la construcción de la BNCC: ¿una experiencia pública (com)partida? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TREVISOL, Joviles Vitório  y  TOLEDO, Jaques Antonio de. Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018). Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21355.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21355.012.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as dinâmicas da Educação a Distância (EaD) em Santa Catarina. De modo mais específico, analisa-se o papel da EaD na formação dos professores em Santa Catarina no período entre 1998 e 2018. Além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se um extenso levantamento e análise dos microdados da Educação Superior presencial e a distância disponíveis nas bases do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa evidenciou, entre outros resultados: (i) o expressivo aumento do número de cursos, matrículas e concluintes da modalidade EaD a partir de 2012; (ii) a diminuição do número de cursos e de matrículas EaD nas Instituições de Educação Superior (IES) públicas; (iii) o crescente processo de privatização; e (iv) o amplo predomínio das IES privadas na formação de professores em Santa Catarina.

Palabras clave : Educação a Distância; Formação de professores; Santa Catarina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )