SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Optimización de funciones con derivadas en aula invertida: estudio a través de múltiples estrategias didácticasEducación corporal y deserción escolar: ¿un tema olvidado en las novedades de la revista EP.S y en los discursos oficiales (1981-2020)? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BARBOSA, Alexandre Cardoso; COSTA, Maria Adélia da  y  PASQUALLI, Roberta. Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21468.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21468.021.

Este trabalho apresenta o processo de construção e mobilização de conhecimentos e saberes inerentes ao exercício da docência em uma instituição de ensino militar. É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo de dados. Trata-se de um estudo de caso no Curso de Bacharelado em Ciências Militares - Prevenção e Gestão de Catástrofes da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Como resultados, de forma geral, os instrutores aprenderam a ser professor durante o exercício da prática docente, sendo as experiências vividas no ambiente de trabalho de nível operacional levadas para a sala de aula, influenciando diretamente no processo de ensinar. O processo de construção da identidade docente está atrelado a diversos fatores, sejam eles relacionados à individualidade humana, pela consciência da real função do ser docente e o que seria, em si, o ato de ensinar, ou fatores vinculados aos saberes experienciais, pedagógicos, curriculares e disciplinares.

Palabras clave : Ensino Militar; Formação de Bombeiros; Saberes docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )