SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Otimização de funções com derivadas em uma sala de aula invertida: estudo através de múltiplas estratégias de ensinoEducação do corpo e abandono escolar: uma questão esquecida nas inovações da revista EP.S e nos discursos oficiais (1981-2020)? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BARBOSA, Alexandre Cardoso; COSTA, Maria Adélia da  e  PASQUALLI, Roberta. Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21468.  Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21468.021.

Este trabalho apresenta o processo de construção e mobilização de conhecimentos e saberes inerentes ao exercício da docência em uma instituição de ensino militar. É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo de dados. Trata-se de um estudo de caso no Curso de Bacharelado em Ciências Militares - Prevenção e Gestão de Catástrofes da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Como resultados, de forma geral, os instrutores aprenderam a ser professor durante o exercício da prática docente, sendo as experiências vividas no ambiente de trabalho de nível operacional levadas para a sala de aula, influenciando diretamente no processo de ensinar. O processo de construção da identidade docente está atrelado a diversos fatores, sejam eles relacionados à individualidade humana, pela consciência da real função do ser docente e o que seria, em si, o ato de ensinar, ou fatores vinculados aos saberes experienciais, pedagógicos, curriculares e disciplinares.

Palavras-chave : Ensino Militar; Formação de Bombeiros; Saberes docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )