SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Corporal education and school dropout: a forgotten issue in the innovations of revue EP.S and official discourses (1981-2020)?How the states and capital cities in Brazil deal with school principal’s competences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

NEVES, Isabel Pestana. Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21795.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21795.027.

Este artigo tem como objetivo prestar um tributo a Ana Maria Morais, coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) que integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nesta homenagem pretende-se destacar o seu legado académico, de grande mérito profissional e de enorme rigor intelectual, com uma vasta obra nos campos do ensino das ciências e da sociologia da educação. Salienta-se o seu papel crucial no desenvolvimento de uma investigação pioneira centrada na interação entre o ensino das ciências e a sociologia da educação, tendo como suporte conceptual a teoria do sociólogo inglês Basil Bernstein. Refere-se ainda o seu importante papel como uma das vozes marcantes pela defesa de um ensino das ciências centrado na qualidade e rigor científico e de uma educação conceptualmente exigente para todos os alunos.

Keywords : Sociologia da Educação; Educação Científica; Ana Maria Morais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )