SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Educación corporal y deserción escolar: ¿un tema olvidado en las novedades de la revista EP.S y en los discursos oficiales (1981-2020)?Cómo los estados y los municipios capitales en Brasil reglamentan las competencias del director escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

NEVES, Isabel Pestana. Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21795.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21795.027.

Este artigo tem como objetivo prestar um tributo a Ana Maria Morais, coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) que integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nesta homenagem pretende-se destacar o seu legado académico, de grande mérito profissional e de enorme rigor intelectual, com uma vasta obra nos campos do ensino das ciências e da sociologia da educação. Salienta-se o seu papel crucial no desenvolvimento de uma investigação pioneira centrada na interação entre o ensino das ciências e a sociologia da educação, tendo como suporte conceptual a teoria do sociólogo inglês Basil Bernstein. Refere-se ainda o seu importante papel como uma das vozes marcantes pela defesa de um ensino das ciências centrado na qualidade e rigor científico e de uma educação conceptualmente exigente para todos os alunos.

Palabras clave : Sociologia da Educação; Educação Científica; Ana Maria Morais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )