SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Educação do corpo e abandono escolar: uma questão esquecida nas inovações da revista EP.S e nos discursos oficiais (1981-2020)?Como os estados e os municípios capitais no Brasil regulamentam as competências do diretor escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NEVES, Isabel Pestana. Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21795.  Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21795.027.

Este artigo tem como objetivo prestar um tributo a Ana Maria Morais, coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) que integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nesta homenagem pretende-se destacar o seu legado académico, de grande mérito profissional e de enorme rigor intelectual, com uma vasta obra nos campos do ensino das ciências e da sociologia da educação. Salienta-se o seu papel crucial no desenvolvimento de uma investigação pioneira centrada na interação entre o ensino das ciências e a sociologia da educação, tendo como suporte conceptual a teoria do sociólogo inglês Basil Bernstein. Refere-se ainda o seu importante papel como uma das vozes marcantes pela defesa de um ensino das ciências centrado na qualidade e rigor científico e de uma educação conceptualmente exigente para todos os alunos.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Educação Científica; Ana Maria Morais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )