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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Revisitando a relação entre família e escola: discursos inacabados. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21405.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21405.040.

Esta pesquisa faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a contratação de Psicólogos na rede pública de ensino do sudoeste da Bahia, após promulgação de legislação específica. Ao responderem sobre esta contratação, as professoras entrevistadas deram destaque à relação entre família e escola. Por conta disso, o objetivo deste artigo foi analisar especificamente como se construiu o processo de distribuição de sentidos sobre “família”. Para isto, utilizou-se o referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso francesa. Pela análise das entrevistas foram identificadas duas zonas de sentido (recortes) intituladas “família e déficit de atenção” e “família e discurso médico”. No cotidiano escolar, estes recortes indicam como resultados um assujeitamento dos sujeitos-professores a essas zonas de sentido. Todavia, há possiblidades de rupturas nestes discursos, porque são discursos inacabados.

Palavras-chave : Psicologia Escolar e Educacional; Análise do Discurso; Família e escola.

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