SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18“Derechos Humanos y Educación”: teoría y praxis en un contexto educativo - informe de una experiencia en la Enseñanza Superior en PortugalLa regulación del Sistema Nacional de Educación (SNE) en Brasil: un largo debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RAMALHETE, Mariana Passos. Galeria de perdas: a educação brasileira após o golpe (2016-2022). Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21380.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21380.043.

Este artigo objetiva elencar uma galeria de perdas para a educação brasileira após o golpe civil- midiático-parlamentar-empresarial de 2016, que destituiu a presidenta eleita Dilma Vana Rousseff. Reafirma que o conjunto de políticas e práticas listado é fruto de medidas do neoliberalismo, uma doutrina econômica que prevê o esfacelamento dos direitos sociais, dentre os quais a educação. A partir de contribuições de pensadores afins ao materialismo histórico e dialético, argumenta que o retrocesso tem marcas históricas e que se configura não “apenas” como medidas que obstam o acesso da classe trabalhadora ao conhecimento elaborado, mas acenam, para o mundo, o lugar que o Brasil ocupa na divisão internacional do trabalho: o da subalternidade. Conclui que o ataque à educação é um ataque à democracia e reitera a importância do acesso ao saber historicamente elaborado e da coletividade como alternativa para resistir ao cenário de ruínas.

Palabras clave : Educação; Neoliberalismo; Políticas públicas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )