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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
RAMALHETE, Mariana Passos. Galeria de perdas: a educação brasileira após o golpe (2016-2022). Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21380. Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21380.043.
Este artigo objetiva elencar uma galeria de perdas para a educação brasileira após o golpe civil- midiático-parlamentar-empresarial de 2016, que destituiu a presidenta eleita Dilma Vana Rousseff. Reafirma que o conjunto de políticas e práticas listado é fruto de medidas do neoliberalismo, uma doutrina econômica que prevê o esfacelamento dos direitos sociais, dentre os quais a educação. A partir de contribuições de pensadores afins ao materialismo histórico e dialético, argumenta que o retrocesso tem marcas históricas e que se configura não “apenas” como medidas que obstam o acesso da classe trabalhadora ao conhecimento elaborado, mas acenam, para o mundo, o lugar que o Brasil ocupa na divisão internacional do trabalho: o da subalternidade. Conclui que o ataque à educação é um ataque à democracia e reitera a importância do acesso ao saber historicamente elaborado e da coletividade como alternativa para resistir ao cenário de ruínas.
Palavras-chave : Educação; Neoliberalismo; Políticas públicas educacionais.