SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18“Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo - relato de uma experiência no Ensino Superior em PortugalA regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil: um longo debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RAMALHETE, Mariana Passos. Galeria de perdas: a educação brasileira após o golpe (2016-2022). Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21380.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21380.043.

Este artigo objetiva elencar uma galeria de perdas para a educação brasileira após o golpe civil- midiático-parlamentar-empresarial de 2016, que destituiu a presidenta eleita Dilma Vana Rousseff. Reafirma que o conjunto de políticas e práticas listado é fruto de medidas do neoliberalismo, uma doutrina econômica que prevê o esfacelamento dos direitos sociais, dentre os quais a educação. A partir de contribuições de pensadores afins ao materialismo histórico e dialético, argumenta que o retrocesso tem marcas históricas e que se configura não “apenas” como medidas que obstam o acesso da classe trabalhadora ao conhecimento elaborado, mas acenam, para o mundo, o lugar que o Brasil ocupa na divisão internacional do trabalho: o da subalternidade. Conclui que o ataque à educação é um ataque à democracia e reitera a importância do acesso ao saber historicamente elaborado e da coletividade como alternativa para resistir ao cenário de ruínas.

Palavras-chave : Educação; Neoliberalismo; Políticas públicas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )