SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil: um longo debateO pedagogista e o educador: modelos ideológicos propostos pela revista O Ensino (1922-1924) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARVALHO, Cibele Noronha de  e  NOGUEIRA, Maria Alice. O mercado de decoração infantil como agente de socialização: novos estilos para velhas hierarquias. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21415.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21415.045.

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado que analisou a socialização de crianças de camadas favorecidas a partir de seus quartos. O objetivo geral consistiu em examinar a participação do mercado de decoração infantil nesse processo, e seu objetivo específico foi identificar práticas e discursos sobre os quartos de crianças, vinculando-os às demandas dos pais-consumidores. A investigação conjugou três ferramentas metodológicas: a) uma pesquisa de mercado realizada na Faculdade de Economia, da Universidade Federal de Minas Gerais; b) entrevistas com vendedoras de lojas de decoração para ambientes infantis; c) análise de conteúdo de um site de puericultura e decoração. A análise dos dados mostrou a predominância de um discurso que convida a “fugir do tradicional”, enquanto as imagens dos sites e as práticas das vendedoras apontaram que a decisão de compra é limitada por uma oferta que atua no sentido da manutenção das tradicionais hierarquias da sociedade.

Palavras-chave : Socialização; Cultura material; Mercado de decoração e arquitetura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )