SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The pedagogist and the educator: ideological models proposed by the journal O Ensino (1922-1924)Perceptions of old age and transition to retirement of older adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

DORO, Marcelo J.. Heidegger e a Universidade: acerca do vínculo essencial entre ciência e formação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21293.  Epub July 03, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21293.050.

Este artigo apresenta, como resultado de uma pesquisa bibliográfica, as linhas gerais da crítica de Heidegger à Universidade de seu tempo, marcada pela fragmentação crescente das ciências em disciplinas especializadas e pelo consequente rompimento com um ideal efetivo de formação humana. Além disso, busca estruturar uma compreensão geral da proposta de reforma universitária que o filósofo anuncia no Discurso do reitorado, cujo núcleo é o reestabelecimento da Universidade enquanto espaço privilegiado para a transformação da existência individual e coletiva. A tese de fundo é que Heidegger procura devolver à Universidade o seu papel formativo, já concebido por Humboldt, mas pelo caminho do questionamento ontológico. Guardadas as diferenças contextuais e as transformações que atingiram a instituição universitária desde a época em que Heidegger produziu suas reflexões, na primeira metade do século XX, acredita-se que elas são ainda pertinentes para mobilizar o debate na atualidade.

Keywords : Universidade; Ciência; Formação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )