SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Heidegger e a Universidade: acerca do vínculo essencial entre ciência e formaçãoO modelo comunitário regional e a equidade na Educação Superior brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Maria das Neves  e  CAVACO, Carmen. Percepções da velhice e transição para a aposentadoria de pessoas adultas mais velhas. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21348.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21348.051.

O aumento da longevidade provocou o incremento da população adulta mais velha. Assim sendo, este texto visa analisar percepções sobre a velhice e as transições para a aposentadoria em pessoas adultas mais velhas. Os dados empíricos resultaram de entrevistas biográficas com seis pessoas adultas aposentadas, decorrentes de uma investigação biográfica. O quadro conceptual incide nas histórias de vida e nas transições biográficas, na velhice e no envelhecimento, na aposentadoria e na formação experiencial. As pessoas adultas aposentadas entrevistadas evidenciam uma tendência de associação do envelhecimento e da velhice à incapacidade e à inatividade. A transição para a aposentadoria é vivenciada de múltiplas formas, de acordo com a experiência e a singularidade de cada sujeito. Contudo, há uma tentativa generalizada de preservação da autonomia, do reconhecimento de si e da identidade. Na vivência da adultez tardia, os sujeitos valorizam capacidades essenciais para a vida como o poder de falar, o poder de narrar e o poder de agir.

Palavras-chave : Pessoas adultas mais velhas; Transição; Aposentadoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )