SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Percepções da velhice e transição para a aposentadoria de pessoas adultas mais velhasAvaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná: discursos dos sujeitos de uma penitenciária feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; SCHAEFFER, Olmiro Cristiano Lara  e  RE, Cassiano Cavalheiro Del. O modelo comunitário regional e a equidade na Educação Superior brasileira. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21284.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21284.052.

Esta pesquisa avaliou a contribuição das Universidades Comunitárias Regionais (UCRs) para a ampliação da parcela de concluintes de menor nível socioeconômico na comparação com os modelos federal e mercantil. Por meio de dedução lógica entre teorias de equidade na Educação Superior e microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), contextualizados por dados sociodemográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), infere-se que as UCRs responderam melhor às políticas de democratização de acesso das últimas décadas. Entre dois ciclos avaliativos do Enade (2009-2011 e 2015-2017), as UCRs avançaram na inclusão de estudantes de origem social desfavorecida, de forma mais intensa do que os demais modelos, em cinco das seis comparações realizadas. No âmbito privado, as UCRs constituem alternativa mais adequada do que as mercantis para expansão da Educação Superior com qualidade e equidade.

Palavras-chave : Educação Superior; Equidade; Universidade Comunitária Regional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )