SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Evaluation of the State Education Plan in the Paraná State Prison System: subjects’ discourses in a female prisonThe establishing process of the teacher education policy of the Federal University of Rio Grande in the context of the Resolution CNE/CP no. 2/2015 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

TOZETTO, Susana Soares  and  DOMINGUES, Thaiane de Góis. A formação continuada padronizada do professor: uma análise do Projeto da SEED-Paraná. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21589.  Epub July 03, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21589.054.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o projeto de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR). Seu objetivo é elencar as características dos projetos formativos disponibilizados no site da Secretaria e estabelecer relações entre a formação e as (im)possibilidades de desenvolvimento e valorização docente. A pesquisa documental foi realizada no site da rede pública de ensino paranaense no ano de 2022. Conclui-se que os materiais e os conteúdos disponibilizados concretizam a padronização da formação docente por meio de plataformas digitais e de estratégias dos conteúdos formativos no Paraná. As evidências deflagram a precarização da formação continuada e sua desconexão com o desenvolvimento profissional e a valorização docente. Embora a formação continuada integre o desenvolvimento profissional, quando ela assume uma perspectiva padronizada e transmissiva, a conotação que se dá ao processo formativo docente se distancia da possibilidade de estudo e reflexão por parte dos professores.

Keywords : Formação continuada; Políticas de formação docente; Valorização docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )