SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná: discursos dos sujeitos de uma penitenciária femininaO processo instituinte da política de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande no contexto da Resolução CNE/CP Nº 2/2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TOZETTO, Susana Soares  e  DOMINGUES, Thaiane de Góis. A formação continuada padronizada do professor: uma análise do Projeto da SEED-Paraná. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21589.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21589.054.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o projeto de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR). Seu objetivo é elencar as características dos projetos formativos disponibilizados no site da Secretaria e estabelecer relações entre a formação e as (im)possibilidades de desenvolvimento e valorização docente. A pesquisa documental foi realizada no site da rede pública de ensino paranaense no ano de 2022. Conclui-se que os materiais e os conteúdos disponibilizados concretizam a padronização da formação docente por meio de plataformas digitais e de estratégias dos conteúdos formativos no Paraná. As evidências deflagram a precarização da formação continuada e sua desconexão com o desenvolvimento profissional e a valorização docente. Embora a formação continuada integre o desenvolvimento profissional, quando ela assume uma perspectiva padronizada e transmissiva, a conotação que se dá ao processo formativo docente se distancia da possibilidade de estudo e reflexão por parte dos professores.

Palavras-chave : Formação continuada; Políticas de formação docente; Valorização docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )