SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Common Core State Standards (BNCC) and the Common Core from Santa Catarina: dangerous crossings in the struggle against social inequalitiesA possible state of art: contribution of research in education about the pandemic in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FERRACIOLI, Marcelo Ubiali. Atenção voluntária externa e ensino escolar. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20642.  Epub Aug 11, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20642.059.

Este é um estudo teórico-bibliográfico sobre o processo de desenvolvimento atencional, mais especificamente sobre a atenção voluntária externa, segundo a Psicologia Histórico-Cultural e sua crítica à medicalização da educação. O objetivo é explicitar características psíquicas da atenção voluntária externa e possíveis implicações para a educação escolar de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As funções psíquicas possuem uma história de formação, tendo as relações sociais como componente necessário, por meio de internalizações de signos que formam capacidades internas autocontroladas. A atenção voluntária externa é marcada pelo trânsito de signos externos à condição intrapsíquica de uma atenção voluntária interna em formação. Como resultado, conclui-se que crianças nessa fase dependem da condução do/a professor/a para conseguirem ativa e voluntariamente levar ações/atividades de estudo adiante, até que se atinja os objetivos de ensino, mostrando-se como um aspecto relevante do planejamento pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Keywords : Desenvolvimento psíquico; Atenção voluntária; Educação Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )