SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Base Nacional Común Curricular (BNCC) y el Currículo de Santa Catarina: travesías peligrosas en la lucha contra las desigualdades socialesUn estado del arte posible: contribuciones de la investigación en educación sobre pandemia en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FERRACIOLI, Marcelo Ubiali. Atenção voluntária externa e ensino escolar. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20642.  Epub 11-Ago-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20642.059.

Este é um estudo teórico-bibliográfico sobre o processo de desenvolvimento atencional, mais especificamente sobre a atenção voluntária externa, segundo a Psicologia Histórico-Cultural e sua crítica à medicalização da educação. O objetivo é explicitar características psíquicas da atenção voluntária externa e possíveis implicações para a educação escolar de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As funções psíquicas possuem uma história de formação, tendo as relações sociais como componente necessário, por meio de internalizações de signos que formam capacidades internas autocontroladas. A atenção voluntária externa é marcada pelo trânsito de signos externos à condição intrapsíquica de uma atenção voluntária interna em formação. Como resultado, conclui-se que crianças nessa fase dependem da condução do/a professor/a para conseguirem ativa e voluntariamente levar ações/atividades de estudo adiante, até que se atinja os objetivos de ensino, mostrando-se como um aspecto relevante do planejamento pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palabras clave : Desenvolvimento psíquico; Atenção voluntária; Educação Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )