SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense: travessias perigosas na luta contra as desigualdades sociaisUm estado da arte possível: contribuições da pesquisa em educação sobre pandemia no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FERRACIOLI, Marcelo Ubiali. Atenção voluntária externa e ensino escolar. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20642.  Epub 11-Ago-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20642.059.

Este é um estudo teórico-bibliográfico sobre o processo de desenvolvimento atencional, mais especificamente sobre a atenção voluntária externa, segundo a Psicologia Histórico-Cultural e sua crítica à medicalização da educação. O objetivo é explicitar características psíquicas da atenção voluntária externa e possíveis implicações para a educação escolar de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As funções psíquicas possuem uma história de formação, tendo as relações sociais como componente necessário, por meio de internalizações de signos que formam capacidades internas autocontroladas. A atenção voluntária externa é marcada pelo trânsito de signos externos à condição intrapsíquica de uma atenção voluntária interna em formação. Como resultado, conclui-se que crianças nessa fase dependem da condução do/a professor/a para conseguirem ativa e voluntariamente levar ações/atividades de estudo adiante, até que se atinja os objetivos de ensino, mostrando-se como um aspecto relevante do planejamento pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave : Desenvolvimento psíquico; Atenção voluntária; Educação Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )