SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18External voluntary care and school teachingThe research on inclusion of visually impaired students in graduate studies in Education in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RONCARELLI, Isadora Alves  and  STECANELA, Nilda. Um estado da arte possível: contribuições da pesquisa em educação sobre pandemia no Brasil. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21381.  Epub Aug 11, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21381.060.

Este texto visa analisar aspectos evidenciados nas pesquisas sobre Educação Básica e pandemia, realizadas em 2020 e 2021. De natureza qualitativa, de caráter exploratório e do tipo estado da arte, o estudo localizou cinco dissertações e 19 artigos em revistas A1 e A2, no Qualis Capes 2013-2016. O tratamento dos dados seguiu as etapas sugeridas em Romanowski e Ens (2006). A análise considerou, especialmente, os contributos de Chauí (2020), Freire (2015, 2017), Freire e Shor (1987), Saviani e Galvão (2021), entre outros. Foi possível perceber que os dilemas do Ensino Remoto foram bastante presentes, evidenciando desigualdades e dificuldades de diferenciação entre o Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Os desafios de ensinar e aprender sinalizam a necessidade de rever políticas educacionais, práticas pedagógicas e formação docente para o enfrentamento de futuros atravessamentos que acometam o cotidiano escolar.

Keywords : Ensino Remoto; Educação Básica; Prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )