SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Un estado del arte posible: contribuciones de la investigación en educación sobre pandemia en BrasilPrácticas de enseñanza de las Ciencias Experimentales en el 1er Ciclo de la Escuela Primaria en Portugal: un análisis de los informes de la Inspección General de la Educación y Ciencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ECHES, Elisabete Cristina Pereira  y  ROVERATTI, Mirela Casonato. A pesquisa sobre inclusão de estudantes com deficiência visual na pós-graduação em Educação do Sul do Brasil. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21295.  Epub 11-Ago-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21295.061.

Este artigo discute sobre dissertações e teses que tratam a respeito da inclusão de estudantes com deficiência visual a partir das pesquisas sul-brasileiras em educação. Tem como objetivo descrever e analisar as teses e as dissertações sobre inclusão de estudantes com deficiência visual dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação do Sul do país com base no Materialismo Histórico. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a busca por teses e dissertações nas páginas dos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades sul-brasileiras e em seus repositórios ou bibliotecas, por meio de termos descritores ou da leitura parcial ou integral dos textos. Os termos descritores utilizados foram “cego”, “cega”, “cegueira”, “deficiência visual”, “baixa visão”, “visão subnormal”, “deficiência sensorial”, “braile”, “tátil’ e “audiodescrição”. Não foi estabelecido um período de tempo para as buscas. Os estudos encontrados foram publicados entre 2007 e 2021, sendo 11 dissertações e duas teses. A pesquisa apontou como principais resultados a falta de acessibilidade dos conteúdos, falta de acessibilidade tecnológica, falta de formação de professores e preconceito com os alunos com deficiência visual. Os dados evidenciaram que há pouco interesse de estudo sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual. O processo inclusivo desse público não deveria apresentar tantas dificuldades por haver apenas limitações sensoriais. Contudo, em uma sociedade sustentada pela desigualdade, manter condições de atendimento às especificidades desses sujeitos se torna algo difícil.

Palabras clave : Aluno com deficiência; Deficiências da visão; Pós-Graduação em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )