SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The research on inclusion of visually impaired students in graduate studies in Education in Southern BrazilSchool learning of students with intellectual disabilities in Youth and Adult Education (EJA): discussions and implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVA, Patrícia Christine; RODRIGUES, Ana Valente  and  VICENTE, Paulo Nuno. Práticas de Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: uma análise dos relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21358.  Epub Aug 11, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21358.062.

Em 2015, iniciou-se a implementação do acompanhamento e da avaliação sistemática, por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), das práticas dos professores no âmbito do Ensino Experimental das Ciências em Portugal, daí resultando vários relatórios. O presente estudo visa identificar essas práticas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), através da análise de conteúdo desses documentos. Os resultados evidenciaram que pelo menos metade dos professores observados e inquiridos realizaram atividades práticas de ensino de Ciência, mas fazem-no com pouca frequência. Acresce ainda notar que as atividades realizadas de modo sistemático são implementadas de forma descontextualizada, sem o envolvimento ativo das crianças e pouco centradas na promoção de competências científicas. Constatou-se ainda que a avaliação das aprendizagens nestas atividades é pouco transparente, focada nos conhecimentos e que carece de uma monitorização das aprendizagens mais sistemática, suportada nos instrumentos de registo que contemplem também capacidades e atitudes e valores.

Keywords : Ensino Experimental das Ciências; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Relatórios da IGEC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )