SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Experimental Science Teaching practices in the 1st Cycle of Basic Education in Portugal: an analysis of the reports of the General Inspectorate of Education and ScienceConfluences in the training of educators in the areas of Natural Sciences and Languages from the Social Technology of earth paint author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BUENO, Olga Mara  and  OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21616.  Epub Aug 11, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21616.063.

Este artigo tem por objetivo discutir a aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamenta-se em Lev Semionovitch Vigotski (1997, 2007, 2011, 2021), Leite (2020), Nascimento (2017) e Trentin (2018). A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se por meio de estudo de caso, com a participação de três estudantes com deficiência intelectual e dez professores de um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, no Estado do Paraná. Os dados obtidos, mediante entrevista semiestruturada (estudantes) e questionário aberto (professores), foram analisados pela Análise de Conteúdo. Destacam-se os seguintes resultados: a) a busca da aprendizagem escolar na EJA é motivada pelo trabalho e participação social; b) para os estudantes e professores, a mediação pelo outro e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuem para a aprendizagem escolar; c) o AEE e a formação docente para a EJA precisam ser repensados.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Deficiência intelectual; Inclusão educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )