SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Prácticas de enseñanza de las Ciencias Experimentales en el 1er Ciclo de la Escuela Primaria en Portugal: un análisis de los informes de la Inspección General de la Educación y CienciaConfluencias en la formación de educadores en las áreas de Ciencias de la Naturaleza y Lenguajes a partir de la Tecnología Social de pinturas de tierra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BUENO, Olga Mara  y  OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21616.  Epub 11-Ago-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21616.063.

Este artigo tem por objetivo discutir a aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamenta-se em Lev Semionovitch Vigotski (1997, 2007, 2011, 2021), Leite (2020), Nascimento (2017) e Trentin (2018). A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se por meio de estudo de caso, com a participação de três estudantes com deficiência intelectual e dez professores de um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, no Estado do Paraná. Os dados obtidos, mediante entrevista semiestruturada (estudantes) e questionário aberto (professores), foram analisados pela Análise de Conteúdo. Destacam-se os seguintes resultados: a) a busca da aprendizagem escolar na EJA é motivada pelo trabalho e participação social; b) para os estudantes e professores, a mediação pelo outro e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuem para a aprendizagem escolar; c) o AEE e a formação docente para a EJA precisam ser repensados.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Deficiência intelectual; Inclusão educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )