SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18School learning of students with intellectual disabilities in Youth and Adult Education (EJA): discussions and implicationsExternal evaluation of schools, peer regulation, collaborative work, and educational quality: What is the relationship? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LEMES, Anielli Fabiula Gavioli; MAGNANI, Luiz Henrique; MENDES, Maurício Teixeira  and  ALLAIN, Luciana Resende. Confluências na formação de educadores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens a partir da Tecnologia Social das tintas de terra. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21374.  Epub Aug 11, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21374.064.

O presente trabalho discute o potencial da Agroecologia como ponto de confluência e mobilização de diferentes saberes e práticas em contextos educativos diversos, em especial na formação inicial de professores. Para tanto, parte-se da análise de um acontecimento pedagógico envolvendo diferentes turmas de licenciatura em distintas habilitações: Ciências Biológicas e Educação do Campo em Ciências da Natureza e em Linguagens e Códigos. Do ponto de vista teórico, propõe-se o exercício de articular referenciais de distintas comunidades científicas, tendo por foco priorizar posturas dialógicas e ecológicas. As reflexões apresentadas almejam contribuir com um debate mais amplo sobre práticas pedagógicas emancipadoras, sustentáveis e cooperativistas, as quais são aqui compreendidas como importantes na formação cidadã tanto nas escolas do campo quanto nas da cidade.

Keywords : Agroecologia; Ecologia de práticas; Educação dialógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )