SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicaçõesAvaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LEMES, Anielli Fabiula Gavioli; MAGNANI, Luiz Henrique; MENDES, Maurício Teixeira  e  ALLAIN, Luciana Resende. Confluências na formação de educadores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens a partir da Tecnologia Social das tintas de terra. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21374.  Epub 11-Ago-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21374.064.

O presente trabalho discute o potencial da Agroecologia como ponto de confluência e mobilização de diferentes saberes e práticas em contextos educativos diversos, em especial na formação inicial de professores. Para tanto, parte-se da análise de um acontecimento pedagógico envolvendo diferentes turmas de licenciatura em distintas habilitações: Ciências Biológicas e Educação do Campo em Ciências da Natureza e em Linguagens e Códigos. Do ponto de vista teórico, propõe-se o exercício de articular referenciais de distintas comunidades científicas, tendo por foco priorizar posturas dialógicas e ecológicas. As reflexões apresentadas almejam contribuir com um debate mais amplo sobre práticas pedagógicas emancipadoras, sustentáveis e cooperativistas, as quais são aqui compreendidas como importantes na formação cidadã tanto nas escolas do campo quanto nas da cidade.

Palavras-chave : Agroecologia; Ecologia de práticas; Educação dialógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )