SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18External evaluation of schools, peer regulation, collaborative work, and educational quality: What is the relationship?Educational evaluation and accountability: analysis of articles published in Brazil and Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVA, Cielle Amanda de Sousa e  and  GASPAROTTO, Guilherme da Silva. Prática das danças urbanas em contexto escolar: memória e atenção de escolares de 7 e 8 anos. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21331.  Epub Sep 18, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21331.066.

Este estudo, do tipo experimental com enfoque quantitativo e corte longitudinal, objetivou verificar possíveis alterações na memória e na atenção de escolares de 7 e 8 anos com a prática das danças urbanas na escola. A amostra final foi de 65 escolares divididos em grupo intervenção e controle, submetidos a dois testes cognitivos. No primeiro teste, o grupo controle atingiu no pré e pós-teste, respectivamente, uma média de acertos de 19,9 (Desvio Padrão - DP = 1,98) e 19,2 (DP = 2,33); já o grupo intervenção acertou, respectivamente, 19,4 (DP = 2,47) e 21,5 (DP = 2,50) (p<0,05). No segundo teste, o grupo controle aumentou seu tempo de resposta enquanto o grupo intervenção diminuiu. Identificou-se melhoras relevantes na memória e na atenção do grupo que recebeu a intervenção e, com isso, espera-se aproximar o conteúdo dos professores bem como fomentar possíveis avanços científicos sobre o tema.

Keywords : Danças urbanas; Atenção; Memória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )