SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Deconstructing the archives of school violence: reflections on the relationship between teaching and the Philosophy of EducationTeacher training for digital culture: elements in different perspectives from the instrumental view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ALBERT, Évelin. Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21292.  Epub Sep 18, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21292.069.

Este artigo apresenta os passos da construção do estado de conhecimento de uma pesquisa sobre as narrativas de vida e de transformação de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar o estado de conhecimento, foram utilizadas as metodologias de Morosini e Fernandes (2014) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir disso, foi feito um levantamento das pesquisas realizadas sobre a temática, compreendidas entre os anos de 2019 e 2021, nos principais repositórios de teses e dissertações do Brasil. Dezessete trabalhos foram analisados, sendo possível concluir que há muito para explorar nas seguintes temáticas: professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, alfabetizadoras, da rede privada e negras, e pesquisas que se detenham na saúde mental das professoras e na inclusão.

Keywords : Estado de conhecimento; Professoras; Narrativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )