SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Deconstruyendo los archivos de la violencia escolar: reflexiones sobre la relación entre la docencia y la Filosofía de la EducaciónFormación de docentes para la cultura digital: elementos en perspectivas diferentes de la visión instrumental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ALBERT, Évelin. Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21292.  Epub 18-Sep-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21292.069.

Este artigo apresenta os passos da construção do estado de conhecimento de uma pesquisa sobre as narrativas de vida e de transformação de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar o estado de conhecimento, foram utilizadas as metodologias de Morosini e Fernandes (2014) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir disso, foi feito um levantamento das pesquisas realizadas sobre a temática, compreendidas entre os anos de 2019 e 2021, nos principais repositórios de teses e dissertações do Brasil. Dezessete trabalhos foram analisados, sendo possível concluir que há muito para explorar nas seguintes temáticas: professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, alfabetizadoras, da rede privada e negras, e pesquisas que se detenham na saúde mental das professoras e na inclusão.

Palabras clave : Estado de conhecimento; Professoras; Narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )