SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Desconstruindo os arquivos da violência escolar: reflexões sobre a relação entre a docência e a Filosofia da EducaçãoFormação de professores para a cultura digital: elementos em perspectivas diferentes da visão instrumental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ALBERT, Évelin. Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21292.  Epub 18-Set-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21292.069.

Este artigo apresenta os passos da construção do estado de conhecimento de uma pesquisa sobre as narrativas de vida e de transformação de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar o estado de conhecimento, foram utilizadas as metodologias de Morosini e Fernandes (2014) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir disso, foi feito um levantamento das pesquisas realizadas sobre a temática, compreendidas entre os anos de 2019 e 2021, nos principais repositórios de teses e dissertações do Brasil. Dezessete trabalhos foram analisados, sendo possível concluir que há muito para explorar nas seguintes temáticas: professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, alfabetizadoras, da rede privada e negras, e pesquisas que se detenham na saúde mental das professoras e na inclusão.

Palavras-chave : Estado de conhecimento; Professoras; Narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )