SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18State of knowledge: research carried out in Brazil on female teachers’ narrativesGlobal education agenda and expansion of Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

COSTA, Douglas Pereira da  and  MOURA, Maria da Glória Carvalho. Formação de professores para a cultura digital: elementos em perspectivas diferentes da visão instrumental. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21276.  Epub Sep 18, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21276.070.

Este estudo objetivou identificar elementos constituintes de processos formativos de professores para a cultura digital, em perspectivas diferentes da visão instrumental. Trata-se de revisão integrativa realizada com buscas no Portal de Periódicos CAPES e na plataforma SciELO. Foram selecionados dez artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2017 e 2022. As análises identificaram os elementos: reflexão no processo formativo; ampliação dos sentidos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); cidadania digital; autoria; autonomia; letramento digital; percepção sobre as novas gerações; práticas do formador; aprendizagem colaborativa; postura de aprendiz permanente. Observou-se ser possível explorar perspectivas que redimensionam a visão instrumental na formação de professores para a cultura digital, na busca pelo desenvolvimento da consciência crítica sobre os impactos desses artefatos na vida, no social e na educação, bem como pela adoção de posturas reflexivas, autônomas e cidadãs, de modo a se apropriarem das TDIC pela problematização de suas implicações no cotidiano.

Keywords : Formação de professores; Cultura digital; Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )