SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Currículo e cultura escolares: rareamento de práticas de leitura de alunos empobrecidos e periféricosEducação Domiciliar: análise de entrevistas em programas televisivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BENAVIDES-MORENO, Nibaldo; REYES-ARAYA, Daniel  e  ALARCON-LEIVA, Jorge. Lei de Inclusão Escolar no Chile: desafios da gestão para estabelecimentos particulares subvencionados. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21840.  Epub 18-Set-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21840.074.

O Chile tem um dos sistemas sociais mais segregados do mundo, o mesmo vale para seu sistema escolar. Nesse contexto, a chamada “Lei de Inclusão Escolar” foi promulgada em 2015. Este texto analisa o alcance da implementação desta política para os principais agentes escolares na região do Maule (Chile), começando por caracterizar o setor denominado "privado-subsidiado" e, em seguida, descrevendo a política de forma sinóptica. A metodologia de trabalho é qualitativa com escopo exploratório e foi implementada por meio de entrevista semiestruturada com diretores de escolas particulares subsidiadas, proprietários de estabelecimentos e secretários regionais de educação do ministério. Os resultados concordam que é preciso tratar de questões essenciais como mais trabalho com os atores da gestão, professores e pais, observando a necessidade de reforçar princípios básicos da lei: inclusão e igualdade de oportunidades educacionais.

Palavras-chave : Inclusão escolar; Educação privada subsidiada; Atores educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )