SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Lei de Inclusão Escolar no Chile: desafios da gestão para estabelecimentos particulares subvencionadosTDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COSTA, Natália Caroline da; NATAL, Isabella  e  SISLA, Heloisa Chalmers. Educação Domiciliar: análise de entrevistas em programas televisivos. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21699.  Epub 18-Set-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21699.076.

Este trabalho tem como objetivo analisar os temas e os argumentos que se fizeram presentes nos debates sobre a Educação Domiciliar (ED) em programas televisivos. Para tal, recorreu-se a uma pesquisa documental de quatro vídeos de debates televisivos, com análise de conteúdo. A base para a análise foi a produção acadêmica brasileira crítica à ED e defensora da educação escolar. Os argumentos foram agrupados nos seguintes blocos: legislação e direitos; educação escolar versus educação domiciliar; violências; socialização na escola e na família; valores; ensino dos conteúdos; perfil das famílias; fiscalização e custos da ED; e aprendizagem e avaliação. A análise realizada identificou a predominância e os tipos de argumentos nos discursos críticos e em defesa da ED, assim como alguns silenciamentos, podendo contribuir para o avanço dos debates na academia e fora dela.

Palavras-chave : Educação Domiciliar; Homeschooling; Debate televisivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )