SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18TDAH en la escuela: un estudio sobre los rituales de interacción entre estudiantesAgencia radical transformadora: continuidades y contrastes en relación con la agencia relacional e implicaciones para la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CLEMENTINO, Ana Maria  y  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Tensões e contradições das políticas educacionais dos governos de Lula e Dilma Rousseff: aprendendo com as lições do passado. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e22022.  Epub 18-Sep-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22022.078.

As políticas educacionais realizadas pelos governos Lula e Dilma Rousseff foram marcadas por tensões e contradições com diferentes concepções de justiça. O objetivo deste artigo é, assim, analisar algumas dessas políticas, em busca de identificar essas contradições. Com base em uma revisão de literatura e um levantamento documental, identificou-se um cenário de ambiguidades com ações que, ao mesmo tempo que promoveram, de forma substancial, o direito à educação de setores historicamente marginalizados na sociedade, desenvolveram mecanismos de regulação meritocrática pautados nas avaliações em larga escala que ameaçaram a trajetória escolar dos mais vulneráveis. É um efeito das alianças realizadas pelos governos democrático-populares com distintos grupos sociais, dentre eles empresariais, cujos reflexos não se restringiram somente ao campo educativo. Os resultados apontam para a necessidade de se refletir sobre essas experiências para se evitar certas trilhas que levaram ao debilitamento do contexto escolar.

Palabras clave : Políticas educacionais; Governos democrático-populares; Nova gestão pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )