SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantesAgência radical-transformadora: continuidades e contrastes em relação à agência relacional e implicações para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CLEMENTINO, Ana Maria  e  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Tensões e contradições das políticas educacionais dos governos de Lula e Dilma Rousseff: aprendendo com as lições do passado. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e22022.  Epub 18-Set-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22022.078.

As políticas educacionais realizadas pelos governos Lula e Dilma Rousseff foram marcadas por tensões e contradições com diferentes concepções de justiça. O objetivo deste artigo é, assim, analisar algumas dessas políticas, em busca de identificar essas contradições. Com base em uma revisão de literatura e um levantamento documental, identificou-se um cenário de ambiguidades com ações que, ao mesmo tempo que promoveram, de forma substancial, o direito à educação de setores historicamente marginalizados na sociedade, desenvolveram mecanismos de regulação meritocrática pautados nas avaliações em larga escala que ameaçaram a trajetória escolar dos mais vulneráveis. É um efeito das alianças realizadas pelos governos democrático-populares com distintos grupos sociais, dentre eles empresariais, cujos reflexos não se restringiram somente ao campo educativo. Os resultados apontam para a necessidade de se refletir sobre essas experiências para se evitar certas trilhas que levaram ao debilitamento do contexto escolar.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Governos democrático-populares; Nova gestão pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )