SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Agência radical-transformadora: continuidades e contrastes em relação à agência relacional e implicações para a educaçãoPerspectiva discursiva ao estudo das representações sociais no campo da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BRETON, Hervé. Aprendizagem em situações de incerteza: da experiência aos saberes. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20926.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20926.003.

Pensar a formação a partir da experiência da incerteza leva a reconhecer as dimensões plurais, transversais e longitudinais da dinâmica da formação. Se a incerteza é um fato estrutural da existência humana, à escala individual e coletiva, a força da crise pandémica associada à Covid-19 constitui um acontecimento, pela duração do fenómeno, pelo seu poder de irrupção e pela sua dimensão global e global. personagem. Este artigo questiona as dimensões formativas dessa crise sanitária sem precedentes para as sociedades contemporâneas, a partir de um estudo realizado segundo uma abordagem narrativa, realizado com vinte e oito pesquisadores espalhados por 15 países e cinco continentes.

Palavras-chave : Experiência; Formação; Incerteza; Situação; Conhecimento..

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )