SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Learning in situations of uncertainty: from experience to knowledgeThe construction of the social thinking of teachers and pedagogical coordinators about the COVID-19 pandemic: a study in social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GUTIERREZ-VIDRIO, Silvia. Perspectiva discursiva ao estudo das representações sociais no campo da educação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20927.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20927.004.

Neste texto, apresento algumas abordagens teórico-metodológicas para o estudo das representações sociais no campo educativo, unificadas em uma proposta baseada em a lógica natural que permite a análise de sua dimensão discursiva. Descrevo as abordagens centrais desta proposta e mostro que a particularidade desta abordagem é que ela nos possibilita destacar o papel desempenhado pela linguagem na construção das representações sociais, apresar a forma como o sujeito se liga com o que é construído e o envolvimento do orador no que ele ou ela diz. Com base nas pesquisas que realizei no campo da educação, elucido a proposta com um estudo a respeito da Reforma Educativa Mexicana de 2013.

Keywords : Discurso; Representações sociais; Educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )