SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Aprendizagem em situações de incerteza: da experiência aos saberesLa construcción del pensamiento social de profesoras y coordinadores pedagógicas sobre la pandemia de la covid-19: un estudio en las representaciones sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GUTIERREZ-VIDRIO, Silvia. Perspectiva discursiva ao estudo das representações sociais no campo da educação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20927.  Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20927.004.

Neste texto, apresento algumas abordagens teórico-metodológicas para o estudo das representações sociais no campo educativo, unificadas em uma proposta baseada em a lógica natural que permite a análise de sua dimensão discursiva. Descrevo as abordagens centrais desta proposta e mostro que a particularidade desta abordagem é que ela nos possibilita destacar o papel desempenhado pela linguagem na construção das representações sociais, apresar a forma como o sujeito se liga com o que é construído e o envolvimento do orador no que ele ou ela diz. Com base nas pesquisas que realizei no campo da educação, elucido a proposta com um estudo a respeito da Reforma Educativa Mexicana de 2013.

Palabras clave : Discurso; Representações sociais; Educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )