SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The construction of the social thinking of teachers and pedagogical coordinators about the COVID-19 pandemic: a study in social representationsAnalysis of the prevalence, evolution, and severity of dishonest behaviors of Spanish graduate students: the vision of academic heads author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BOAS, Lúcia Villas; NOVAES, Adelina; SARUBBI JUNIOR, Vicente  and  PUCINELLI, Ricardo Henrique. Reconhecimento profissional do trabalho docente na visão de professores da Educação Básica em tempos de pandemia. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20959.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20959.008.

Neste artigo, apresenta-se um recorte do estudo Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica realizado em 2020, com o objetivo de compreender como docentes da Educação Básica, no Brasil, desenvolviam suas atividades nas primeiras semanas de isolamento devido à pandemia da covid-19. Aborda-se o reconhecimento profissional do ponto de vista de 14.285 professoras/es. As respostas discursivas a um questionário eletrônico foram processadas com o auxílio dos programas Alceste e NVivo. Considerando o reconhecimento profissional como um processo global que integra uma dimensão avaliativa e uma dimensão de legitimação no contexto do trabalho, as respostas indicaram três eixos: um, ancorado na esperança, associado a expectativas de valorização, sobretudo por parte das famílias; outro, mais pessimista, fundado no descrédito na mudança; e, por fim, um que evidencia a insegurança e a incerteza do contexto atual, composto por textos sobre a (não) valorização do trabalho docente.

Keywords : Covid-19; Reconhecimento profissional; Trabalho docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )