SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Analysis of the prevalence, evolution, and severity of dishonest behaviors of Spanish graduate students: the vision of academic headsAnalysis of the presence of ethics in the teaching guides of the undergraduate degrees in Design author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: entre a norma e sua aplicação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21203.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21203.010.

Neste artigo, discute-se a importância de identificar e de respeitar as especificidades éticas das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, no intuito de apontar a relevância da formação ética do pesquisador e de normas adequadas para essas pesquisas. Identifica-se que a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) continua com a hegemonia positivista, representada pela ampla maioria biomédica, o que resulta em orientações contraditórias sobre a utilização da Resolução No 510/2016, em termos de composição dos Comitês de Ética em Pesquisa e da apreciação ética dos projetos de pesquisa. A partir da vivência como membro da Conep, analisa-se o material publicamente disponível, produzido pela Conep, e identificam-se várias orientações contraditórias com a Resolução No 510/2016. É importante defendê-la em seu texto e trabalhar para um sistema de revisão ética em que haja a valorização da experiência contextualizada, com o objetivo de inverter a lógica “de cima para baixo” e superar a hegemonia de que uma única definição de pesquisa e de ética “serve” para todas as áreas.

Keywords : Ética; Ciências Humanas e Sociais; Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )