SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Research Ethics in Humanities and Social Sciences: between the norm and its applicationTraining of researchers on Integrity in Research: spaces and subsidies related to ethical care in educational research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MODERNEL, Renata Canevari  and  FERNANDEZ, Beatriz Feijoo. Análise sobre a presença da ética nas guias docentes dos graus em Design. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21009.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21009.025.

Este artigo apresenta os principais resultados de uma análise sobre o ensino da ética nos documentos curriculares formais dos graus em Design nas universidades espanholas. Com a técnica de observação documental, se realizou uma análise de conteúdo desses documentos nas trinta e três universidades que oferecem quarenta e sete títulos oficiais de grau, com o objetivo de confirmar a presença da disciplina na formação do futuro designer. Os resultados do estudo demonstraram a existência de um ensino formal (curriculum) de ética nesses títulos, em oposição à premissa inicial de ausência ou informalidade da prática, percebida por designers, professores e autores do campo, identificada numa revisão previa de literatura.

Keywords : Graus em Design; Ética; Currículo; Universidades espanholas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )