SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: entre a norma e sua aplicaçãoFormação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MODERNEL, Renata Canevari  e  FERNANDEZ, Beatriz Feijoo. Análise sobre a presença da ética nas guias docentes dos graus em Design. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21009.  Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21009.025.

Este artigo apresenta os principais resultados de uma análise sobre o ensino da ética nos documentos curriculares formais dos graus em Design nas universidades espanholas. Com a técnica de observação documental, se realizou uma análise de conteúdo desses documentos nas trinta e três universidades que oferecem quarenta e sete títulos oficiais de grau, com o objetivo de confirmar a presença da disciplina na formação do futuro designer. Os resultados do estudo demonstraram a existência de um ensino formal (curriculum) de ética nesses títulos, em oposição à premissa inicial de ausência ou informalidade da prática, percebida por designers, professores e autores do campo, identificada numa revisão previa de literatura.

Palavras-chave : Graus em Design; Ética; Currículo; Universidades espanholas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )