SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Training of researchers on Integrity in Research: spaces and subsidies related to ethical care in educational researchA critical review of Kant thoughts on ethical education: a reflection on current era author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de; ALMEIDA, Andrea Chagas Alves de; LIMA, Marcos Vinicius de Andrade  and  SOUSA, Thales Mesquita. Ética e Learning Analytics: uma combinação necessária para o rigor científico. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21370.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21370.016.

Vive-se em uma sociedade da informação em rede, que transcende os espaços físicos e temporais por meio da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esse cenário produz um acúmulo de dados que podem ser analisados ​​para uma melhor tomada de decisão, visando, no âmbito educacional, melhorar a aprendizagem, utilizando a Learning Analytics (LA). Assim, a utilização desses dados precisa ser norteada por preceitos éticos bem definidos, porém, na realidade brasileira, ainda existem lacunas nas resoluções específicas para a área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS), incluindo o campo da LA, fato que gerou este ensaio, que pretendeu inter-relacionar as normas éticas e o campo da LA. No Brasil, a Resolução No 510/2016 regulamenta as investigações nas CHS, mas sua abordagem é superficial, e não há preocupação com pesquisas baseadas em dados coletados por meio digital. Recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei No 13.709/2018) demonstra a preocupação com esse cenário, sempre em prol do desenvolvimento científico, como o previsto no Código de Conduta para a LA. Assim, apesar de embrionária, a iniciativa brasileira já é um avanço para que pesquisadores da área utilizem dados com base no rigor ético e científico.

Keywords : Ciências Humanas e Sociais; Educação; Análise de dados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )