SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ethics and Learning Analytics: a necessary combination for scientific rigorThe silence of the PNLD and textbooks on cyberplagiarism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GOHAR, Amna  and  CARVALHO, Alonso Bezerra de. Uma revisão crítica do pensamento de Kant sobre a educação ética: uma reflexão sobre a era atual. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21400.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21400.023.

Há muitos aspectos da educação a serem vivenciados que necessitam ser aprendidos pelos alunos, e o mais importante e filosoficamente considerado necessário são as experiências éticas. Na era atual, a educação ética é considerada significativa para os alunos, ensinando-lhes positividade e reduzindo as crises de valores em suas vidas. Neste estudo, as ideias de Kant sobre ética e educação foram discutidas a fim de explorar sua importância, procurando debater o papel imprescindível que elas podem ter para a educação atual. O pensamento kantiano tem grande influência na filosofia ocidental, conquistando uma posição fundamental no campo da ética até hoje. Segundo Kant, a parte central da educação é ética e sua principal finalidade é formatar, no indivíduo, a própria disciplina interior. Além disso, haveria uma forte relação entre ética e educação. Portanto, retomar a ética a partir de Kant pode ainda ser o mais adequado para se implementar no sistema educacional um projeto de formação de valores para se obter melhores resultados.

Keywords : Ética; Educação; Pensamento kantiano.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )