SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ética y Learning Analytics: una combinación necesaria para el rigor científicoEl silencio del PNLD y de los libros de texto sobre el ciberplagio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GOHAR, Amna  y  CARVALHO, Alonso Bezerra de. Uma revisão crítica do pensamento de Kant sobre a educação ética: uma reflexão sobre a era atual. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21400.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21400.023.

Há muitos aspectos da educação a serem vivenciados que necessitam ser aprendidos pelos alunos, e o mais importante e filosoficamente considerado necessário são as experiências éticas. Na era atual, a educação ética é considerada significativa para os alunos, ensinando-lhes positividade e reduzindo as crises de valores em suas vidas. Neste estudo, as ideias de Kant sobre ética e educação foram discutidas a fim de explorar sua importância, procurando debater o papel imprescindível que elas podem ter para a educação atual. O pensamento kantiano tem grande influência na filosofia ocidental, conquistando uma posição fundamental no campo da ética até hoje. Segundo Kant, a parte central da educação é ética e sua principal finalidade é formatar, no indivíduo, a própria disciplina interior. Além disso, haveria uma forte relação entre ética e educação. Portanto, retomar a ética a partir de Kant pode ainda ser o mais adequado para se implementar no sistema educacional um projeto de formação de valores para se obter melhores resultados.

Palabras clave : Ética; Educação; Pensamento kantiano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )