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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GOHAR, Amna  e  CARVALHO, Alonso Bezerra de. Uma revisão crítica do pensamento de Kant sobre a educação ética: uma reflexão sobre a era atual. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21400.  Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21400.023.

Há muitos aspectos da educação a serem vivenciados que necessitam ser aprendidos pelos alunos, e o mais importante e filosoficamente considerado necessário são as experiências éticas. Na era atual, a educação ética é considerada significativa para os alunos, ensinando-lhes positividade e reduzindo as crises de valores em suas vidas. Neste estudo, as ideias de Kant sobre ética e educação foram discutidas a fim de explorar sua importância, procurando debater o papel imprescindível que elas podem ter para a educação atual. O pensamento kantiano tem grande influência na filosofia ocidental, conquistando uma posição fundamental no campo da ética até hoje. Segundo Kant, a parte central da educação é ética e sua principal finalidade é formatar, no indivíduo, a própria disciplina interior. Além disso, haveria uma forte relação entre ética e educação. Portanto, retomar a ética a partir de Kant pode ainda ser o mais adequado para se implementar no sistema educacional um projeto de formação de valores para se obter melhores resultados.

Palavras-chave : Ética; Educação; Pensamento kantiano.

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