SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A critical review of Kant thoughts on ethical education: a reflection on current eraAutomatic paraphrasing tools: an unexpected consequence of addressing student plagiarism and the impact of COVID in distance education settings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RODRIGUES, Sirlene  and  LOPES, Carlos. O silêncio do PNLD e dos livros didáticos sobre o ciberplagiarismo. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21432.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21432.014.

O roubo cibernético de ideias nunca foi tão pungente, configurando-se, assim, o plágio ou o ciberplagiarismo, quando o estudante se apropria das informações oriundas do ciberespaço para a realização das suas tarefas escolares, sem atribuir os créditos ao autor do trabalho. Nesse sentido, este artigo analisa o tratamento que os livros didáticos do 3º ano do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), no Brasil, dão à temática do plágio em correlação com a pesquisa na internet. Foi realizada a Análise de Conteúdo temático-categorial (BARDIN, 2011) em 12 livros didáticos e no Edital de Convocação 04/2015 do PNLD. Apenas três livros alertam para que os estudantes não copiem da internet e nenhum trata do plágio. A temática do plágio não está, assim, integrada às diretrizes de livros didáticos. A lacunar e insuficiente orientação sobre o tema é um elemento a mais que pode fomentar o plágio em estágios mais avançados do conhecimento. Negligenciar a prevenção e orientações quanto ao plágio é também incentivar a opacidade ética, comprometendo a integridade acadêmica.

Keywords : Plágio; Pesquisa na internet; Livro didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )